top of page

Tire Dúvidas

Quais os cuidados devo ter usando aparelho ortodôntico?

Cuidados com Aparelho Ortodôntico

Cuidados com Aparelho Ortodôntico

Reproduzir vídeo

Quando devo procurar um ortodontista?

Quando usar aparelho?

  Acima estão ilustrados os problemas mais comuns que podem ocorrer, nos quais estariam indicados o tratamento com aparelho ortodôntico. A ilustração mostra a dentição de crianças com aproximadamente 8 anos de idade, porém estes mesmos problemas também podem ocorrer em adultos. A ocorrência em adultos se decorre do fato de não terem tratado precocemente, quando eram crianças ou adolescentes.

    O tratamento ortodôntico pode iniciar a partir dos 6 anos de idade, com aparelhos preventivos. O aparelho fixo no entanto, só pode ser instalado a partir dos 10 anos aproximadamente, a depender de cada caso. Isso ocorre pois deve-se aguardar o nascimento de todos os dentes permanentes para a colagem dos braquetes ("tijolinhos").

    É indicado que o tratamento seja iniciado o mais precocemente possível, uma vez que crianças ainda têm potencial de crescimento e desenvolvimento, podendo assim se redirecionar seu desenvolvimento da maneira correta. Porém o tratamento pode ser realizado em qualquer idade!

Devo extrair o dente do Siso?

Dente do siso, quando extrair

    Por serem os últimos a nascer, normalmente entre os 16 e os 20 anos de idade, ganharam o apelido de “dentes do juízo”. Os dentes do siso continuam na boca do povo hoje como tema de questionamentos, dúvidas e aflições. Será que a solução é extrai-lo de vez? Isso se aplica a todo mundo? É hora de esclarecer o que é mito e o que é verdade nessa história.

     A extração do dente do siso se faz necessária quando não há espaço no arco para acomodação do mesmo, ocasionando mordeduras da bochecha e incômodos, e também quando o mesmo se encontra mal posicionado, ou até mesmo incluso (quando o mesmo não nasceu por algum motivos). 

    Há quem não desenvolva os terceiros molares. Isso ocorre porque alguns indivíduos nascem sem o germe (base) que dá origem a esse dente.

    Os sisos podem ser extraídos mesmo quando não estão visíveis na gengiva. Por meio de radiografias é possível saber se o posicionamento está problemático e, portanto, identificar se a extração é necessária. Além disso, existe uma membrana que recobre o dente que ainda não nasceu e algumas vezes ela pode sofrer uma degeneração. Por essa razão há a indicação cirúrgica de dentes inclusos ou retidos.

    Aliás, o melhor momento para extração dos terceiros molares é justamente quando as raízes não estão totalmente formadas. Isso varia entre os 15 e 17 anos de vida. Não só facilita a realização do procedimento como minimiza riscos. Depois dos 30 anos, o osso se torna mais duro e as raízes totalmente formadas tornam a cirurgia de remoção mais complexa.

O que é mordida aberta? 

Mordia aberta

    Seu filho tem mordida aberta? A mordida aberta anterior é uma das más oclusões de maior comprometimento estético, além das alterações dentárias e esqueléticas. Ela pode se desenvolver a partir de diversos fatores, tais como maus hábitos bucais como sucção de polegar ou chupeta, amígdalas com seu tamanho maior que o normal, respirar pela boca, dentre outros. Estes fatores interferem no crescimento e desenvolvimento normais das estruturas do rosto, modificando não somente a forma, mas também as funções da boca como mastigação, fala e deglutição.

     Contudo, por volta dos 3 anos de idade, é muito importante que os pais da criança a acostume ficar sem chupeta, para que não comece a atrapalhar em seu desenvolvimento. Uma forma de fazer isso é trocar a chupeta por um brinquedo, por exemplo. 

    Caso isso não aconteça, deve-se realizar o tratamento, que pode começar bem cedo, a partir dos 6 anos de idade, através da utilização de aparelhos. Estes aparelhos impedem que a criança continue com os maus hábitos (chupar chupeta ou dedo, e interpor a língua entre os dentes, por exemplo). Este tratamento muitas vezes deve ser feito, juntamente com fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

Dentes mal posicionados podem fazer com que você tenha problemas na fala?

dentes tortos altera a fala

  A resposta é sim! Pois é, espaçamento entre os dentes, dentes apinhados ou tortos podem prejudicar não apenas a beleza dessa parte tão importante do seu corpo, mas também pode trazer transtornos de fala.
   Isso acontece porque eles interferem diretamente nas funções do sistema estomatognático, que é composto de ossos, músculos, dentes, nervos e mucosa, entre outros.
   Por isso, fique atento. Venha regularmente ao dentista.

   Fazer um check-up é essencial para saber se você precisa de um tratamento ortodôntico.  

Como funciona o tratamento ortodôntico?

movimentação ortodôntica

    O tratamento ortodôntico se constitui da movimentação dos dentes através da aplicação de uma força sobre eles. Estas forças provocam modificações no ligamento periodontal causando reabsorção de osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição de osso do outro lado, nas áreas de tensão, com isso o dente se movimenta lentamente.

    Os dentes podem se movimentar em grupo, nos casos onde se quer a correção da mordida como um todo, ou individualmente, como quando se deseja fechar um diastema.
    Podem ser usados aparelho fixos tradicionais ou alinhadores móveis ortodônticos. Essa decisão ficará a cargo do dentista que acompanha o seu tratamento.

O que fazer para aliviar a dor provocada pelo aparelho?

dor causada pelo aparelho

    Como dito anteriormente, o tratamento ortodôntico se constitui da movimentação dos dentes através da aplicação de uma força sobre eles. Estas forças provocam inflamação tecidual para que o dente possa movimentar, e junto a esta inflamação vem acompanhada, muitas vezes, a dor. 

    Assim, quando seu ortodontista "aperta" o aparelho, é comum ocorrerem dores que duram em torno de 2 ou 3 dias. Para alívio da dor é recomendado tomar analgésico, como paracetamol (Tylenol) ou dipirona sódica (Conmel). Muito importante seguir a bula de cada remédio. Tomar mais que a dose recomendada não vai fazer com que a dor alivie mais rápido.

O que são miniimplates?

Miniimplantes

    O mini implante é um recurso que ajuda a puxar um dente para o lugar correto, criando-se pontos de apoio.

    Assim é possível focar apenas no dente que necessita de ajuda ortodôntica, preservando os demais dentes de movimentos indesejáveis. O tratamento torna-se mais curto e mais confortável para o paciente.  

Aparelho ortodôntico causa cárie?

Lesões mancha branca aparelho

    A resposta é não! O que causa as cáries é a má higiene oral.

    Pois é, não cuidar da sua higiene oral pode ocasionar muitos problemas, principalmente quando se usa aparelho ortodôntico. Você já deve ter reparado que sua gengiva tem uma tendência a ter maior inflamação e inchaço durante seu tratamento ortodôntico, não é mesmo? Isso ocorre pois o acúmulo de restos de alimentos, associado à placa bacteriana é maior quando se usa aparelho, fazendo com que a gengiva tenha uma reação inflamatória, assim como inchaço.

   Outros problemas relacionados à falta de higiene são as cáries, e lesões de manchas branca que são formadas ao redor dos braquetes, e são maior evidenciadas quando se remove o aparelho.

   Por isso, cuidado!! Durante seu tratamento redobre sua atenção com a higiene oral.

Devo evitar alimentos usando aparelho?

o que não comer usando aparelho

    Seu dentista indicou e você vai precisar usar aparelho ortodôntico. Você até tentou adiar por alguns anos, só que seus dentes acabaram entortando ainda mais. O medo foi o maior motivo que te fez deixar para depois. Muita gente falou que é um tratamento demorado e que quem usa o acessório quase não pode comer quase nada. Mas engana-se quem pensa dessa maneira. O tempo do aparelho vai depender do cuidado que o paciente tem com o sorriso e a alimentação precisa de alguns cuidados, evitando alimentos duros e crocantes.

     Alguns alimentos que deve-se evitar são: balas, pirulitos, rapadura, pé de moleque, chocolates (desde que estejam duros), nozes, amendoim, pipoca, frutas e legumes podem, mas somente cortados.

     Vale-se lembrar que tudo depende da força que o indivíduo aplica durante a mordida. No caso de mordidas mais fortes, mesmo alimentos que não são tão duros também podem quebrar o aparelho.

Quanto tempo vai durar meu tratamento com aparelho?

duração tratamento aparelho ortodôntico

    Você acabou de instalar o aparelho e pergunta a seu ortodontista quanto tempo vai durar seu tratamento. No entanto ele tenta fazer uma previsão sem saber ao certo quanto tempo vai levar para finalizar o seu caso? Essa situação é muito comum hoje em dia. Isso ocorre pois é muito difícil prever com exatidão o tempo de tratamento, devido a muitos fatores que não são de controle do dentista.

    Exemplos disto são as faltas às consultas mensais, quebras do aparelho, resposta tecidual de cada indivíduo frente às forças provocadas pelo aparelho, higiene oral, doenças periodontais, traumas dentários, cáries ou quebras de dentes que possam ocorrer durante o tratamento e etc...        Outro fator que altera o tempo de tratamento é a complexidade de cada caso, que é por onde o ortodontista vai se basear para passar uma previsão de tempo.

     Mas uma coisa é certa! Se o você está colaborando com o tratamento, o seu tratamento ficará o mais próximo possível da previsão passada pelo seu ortodontista.

É necessária colocação de bandas em todos os casos?

banda no molar

      Está é uma dúvida muito frequente entre os pacientes. A banda é um recurso há muito tempo utilizado na ortodontia. Aliás, antigamente, quando não se havia materiais de colagem de braquetes, todos os dentes eram bandados. No entanto, nos dias atuais banda-se apenas os dentes molares, pois a banda é mais resistente a quebras, e nos dentes molares as forças de mastigação são maiores. Mas isso fica a critério do seu ortodontista, que muitas vezes opta por colar tubos nestes dentes. Vale dizer que a função do tubo bandado ou colado são as mesmas, o que muda é apenas a forma em que os mesmos são colados no dente.

Gestantes podem usar aparelho?

     A resposta é sim! As gestantes podem e devem usar aparelho, porém, nessa fase, há alterações hormonais que podem causar alterações nas gengivas e saliva.

    A gengivite gravídica – inflamação da gengiva – seria o problema mais frequente para a paciente, que precisaria redobrar os cuidados com a limpeza diária, com uso do fio dental, uso de escova e complementos com enxaguatórios bucais recomendados pelo dentista para este período tão especial das gestantes.

    Além dos cuidados em casa, as gestantes que usam aparelho ortodôntico devem aumentar a frequência no dentista.

    Importante ressaltar que gestantes devem evitar alguns tipos de medicação contra a dor, anestésicos dentais, radiografias e antibióticos durante o primeiro trimestre da gravidez.

Não encontrou a resposta que procurava? Envie-nos sua dúvida que respoderemos assim que pudermos.

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page